destaques/60357-
AMIPA - Destaques > AMIPA APRESENTA O PROGRAMA STANDARD BRASIL HVI A ASSOCIADOS

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

19 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Destaques

15/06/2018

AMIPA APRESENTA O PROGRAMA STANDARD BRASIL HVI A ASSOCIADOS

AMIPA APRESENTA O PROGRAMA STANDARD BRASIL HVI A ASSOCIADOS

Com o objetivo de dar mais transparência e credibilidade às análises de HVI realizadas nos fardos de algodão produzidos no Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) criou em 2010 o Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), que após trâmites experimentais e burocráticos foi lançado em 2016 e colocado em operação a partir da safra 2016/17.

 

Nesta quinta-feira (14), visando difundir informações e destacar a seus associados a importância de adesão ao programa, a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) promoveu um evento de mobilização, no período da manhã, em sua sede de Uberlândia/MG, com a presença gestor do Programa de Qualidade da Abrapa, Edson Tetsuji Mizoguchi, que em sua apresentação destacou o funcionamento do programa, a sua relevância para a garantia de qualidade do algodão brasileiro, vantagens para os produtores, legislação e normas pertinentes.

 

Mizoguchi ratifica que o Standard Brasil HVI é um programa criado para garantir o resultado de origem do algodão e, consequentemente, dar credibilidade e transparência para os resultados de análise de HVI realizados pelos laboratórios de classificação instrumental que operam no Brasil, como é o caso da Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton) localizado em Uberlândia e de propriedade da Amipa. “A adesão a esse programa garante ao produtor a certeza de que a qualidade da fibra do seu algodão estará vedada de qualquer distorção desde a origem até o destino final, no ato da transação comercial”, esclarece.

 

Sobre o Standard Brasil HVI:

 

O SBRHVI, a exemplo do que acontece nos EUA, foi criado e implementado no Brasil pela Abrapa, estando sustentado nos três seguintes pilares:

 

  1. Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) - trata-se de um laboratório de análise de HVI, em Brasília, responsável pela rechecagem de 1% de todas as análises de HVI feitas no Brasil, safra a safra;

 

  1. Banco de Dados das características intrínsecas e extrínsecas do algodão brasileiro - sistema de TI construído de forma customizada e integrada à rede de laboratórios de HVI, que reunirá 100% dos resultados das análises de HVI realizadas, que ficará disponível a produtores, laboratórios, associações estaduais e compradores, que poderão interagir por meio da ferramenta;

 

  1. Orientação aos laboratórios de HVI – que complementar o programa e cumprir o propósito de orientar os laboratórios brasileiros para buscar a excelência com treinamentos e feedback diário a partir da operação do CBRA.

 

Nota: O HVI (High Volume Instrument), instrumento que dá nome a essa análise, é o equipamento utilizado para medir as características intrínsecas da fibra do algodão, , conforme as normas NBR ISO 139:2008 (padrão para condicionamento e ensaio) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O resultado é importante tanto para os mercados interno e externo quanto para as empresas têxteis. Por meio do HVI são analisadas as seguintes características da fibra: Resistência (STR), Comprimento (UHML), Micronaire (Finura da fibra), SFI (Índice de fibras curtas), Alongamento (ELG), Maturidade (MR), RD (Refletância/Brilho/grau de cinza), +B (Grau de amarelamento), Thash Folha (Grau de impureza).

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.