institucional/sobre-nos
AMIPA - Institucional > Sobre nós

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

18 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Institucional > Sobre nós

HÁ 17 ANOS PROMOVENDO O ALGODÃO MINEIRO

 

O fomento realizado pela Amipa à cotonicultura mineira, em todos esses anos, tem assegurado aos produtores associados, às algodoeiras, cooperativas, corretoras, às indústrias têxteis, ao governo estadual e aos municipais, um caminho de crescimento e sustentabilidade em toda a cadeia produtiva têxtil do algodão. Alavancada por ações estratégicas que disseminaram em Minas as melhores tecnologias produtivas utilizadas no país e no mundo, a produção estadual de algodão segue evoluindo e aumentando a sua representatividade no agronegócio estadual, nacional e mundial, com uma produtividade competitiva, nas últimas safras, em relação aos patamares brasileiros.

 

Tal patamar de evolução da cadeia produtiva mineira do algodão seria impensável, há alguns anos atrás, sem a atuação de parceiros estaduais e nacionais em conjunto com a Amipa para viabilizar tanto a criação quanto a manutenção dos diversos projetos para o necessário suporte técnico, tecnológico e administrativo ao cotonicultor associado.

 

Ao governo do Estado – com intermediação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e via o estratégico Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas) e sua ferramenta Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura do Estado de Minas Gerais (Algominas) –, em razão de recursos anuais disponibilizados para a Associação, pode-se atribuir importante papel nos excelentes resultados obtidos no atendimento e suporte ao produtor, em projetos e programas como o PCMB (monitoramento e combate a pragas), PMGMA (georreferenciamento e medição de áreas de plantio), PRA (desenvolvimento da cotonicultura familiar no Norte de Minas), Geam (grupo de estudos e pesquisas para melhoramento da qualidade do algodão e para manejo de pragas), Minas Cotton (um dos melhores laboratórios do mundo em precisão de resultados de análises e classificação da fibra do algodão), e AS (sustentabilidade no beneficiamento do algodão em caroço).

 

Lugar especial na história da Amipa também ocupa o Instituto Brasileiro do Algodão (Iba), face aos representativos investimentos financeiros realizados no decorrer dos últimos anos, em prol da cotonicultura estadual. Entre as principais destinações dos recursos, está a implantação de programas de sustentabilidade e combate a pragas de reconhecimento mundial e aumento da qualidade em serviços prestados ao produtor mineiro do algodão, por meio do renomado laboratório Minas Cotton, que ampliou a sua capacidade de análises com um segundo equipamento HVI e que contará com uma nova sede projetada para o crescimento e diversificação das atividades tecnológicas para o cotonicultor. Na agricultura familiar, o Iba exerceu o papel de um dos maiores financiadores dessa atividade no Norte de Minas, ao apoiar a Amipa na aquisição de uma moderna colheitadeira para os pequenos produtores e na sua capacitação intensiva.

 

E é graças à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) que outros importantes investimentos também chegaram à cotonicultura familiar mineira, os quais têm permitido a manutenção de equipe técnica para assistência aos produtores e implantação dos fundamentais programas de sustentabilidade na produção do algodão.

 

A Associação projeta-se nos cenários nacional e internacional como associação de referência na organização de uma cadeia produtiva agrícola, destacando-se pelo seu apoio aos associados na obtenção de algodão de alta qualidade, hoje reconhecida no exterior, e produzido sob normas mundiais de sustentabilidade. No Estado, a entidade fez história ao promover, em conjunto com o governo de Minas, o importantíssimo resgate da cotonicultura familiar em diversas comunidades do Norte de Minas, marco exemplar da força inerente ao poder associativista.

 

A Amipa tem como firmes propósitos: consolidar cada vez mais a cotonicultura como uma das mais promissoras atividades do agronegócio mineiro e levar o produtor associado a conquistas sempre maiores e mais satisfatórias nessa cultura tão esplêndida, e tão desafiadora, que é a do algodão.

 

MISSÃO

Organizar, fortalecer e representar os interesses dos associados, e da atividade cotonicultora do Estado de Minas Gerais, de forma sustentável e integrada.

VISÃO

Ser referência nacional e internacional como entidade de classe comprometida com a defesa da cotonicultura e reconhecida como Associação que luta pela sustentabilidade na produção do algodão em Minas Gerais.

OBJETIVOS

Representar, interceder, promover, manter, expandir e defender os interesses dos produtores de algodão junto a autoridades públicas e privadas, com o intuito de desenvolver cada vez mais a cultura no Estado, aperfeiçoando e dinamizando as relações entre produtores, comerciantes e indústrias.

VALORES

  • Comprometer-se com informações e difusão de tecnologias para o setor.
  • Defender eticamente os interesses dos associados.
  • Divulgar a importância da cotonicultura no agronegócio estadual, nacional e mundial.
  • Promover, por meio da cotonicultura, o desenvolvimento econômico e social do Estado.
  • Participar de ações, por intermédio de parcerias com outras entidades, para o fortalecimento da cotonicultura mineira.
  • Realizar ações para a conquista e elevação da cotonicultura mineira, tanto no mercado interno quanto externo.
  • Promover a responsabilidade socioambiental na produção do algodão.
  • Conciliar o desenvolvimento econômico com a defesa do meio ambiente.

 

FUNDAÇÃO DA AMIPA

Sua criação data de 20 de julho de 1999, em reunião realizada no edifício da Minas Bolsa, situado no município mineiro de Contagem, por iniciativa do corretor Ricardo Santiago e com a participação de cotonicultores do Estado e de diretores da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

 

Sediada inicialmente em Unaí, Noroeste do Estado, teve como primeiro presidente o produtor Nelson Schneider, o qual permanece como conselheiro consultivo da Associação. Em 2002, a Amipa foi transferida para o município de Patos de Minas, região do Alto Paranaíba, sua sede atual.

 

 

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.