minas-cotton
AMIPA - Minas Cotton > O Laboratório

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

18 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Minas Cotton > O Laboratório

O Laboratório

CENTRAL DE CLASSIFICAÇÃO DE FIBRA DE ALGODÃO DA AMIPA – MINAS COTTON

 

O laboratório Central de Classificação de Fibra de Algodão - Minas Cotton, filial tecnológica da Amipa com sede em Uberlândia, foi viabilizada em atendimento à Lei Nº 14.559/2002, que instituiu o Programa Mineiro de Inventivo à Cultura do Algodão (Proalminas) e o Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas) para promover o desenvolvimento e sustentabilidade da cadeia produtiva do algodão no Estado, e também como resultado do Convênio de Cooperação Técnica de Certificação de Origem do Algodão Nº 1.1975, firmado entre o governo de Minas Gerais, por intermédio do Proalminas, Amipa e prefeitura municipal de Uberlândia.

 

Resultado de um plano ambicioso da Associação para atender à demanda do produtor mineiro, a Minas Cotton oferece ao mercado mineiro, nacional e mundial um laboratório de elevado nível de excelência para a padronização e certificação do algodão produzido no Estado, além de funcionar como centro empresarial para todo o mercado cotonicultor na realização de reuniões, debates, treinamentos e até mesmo na comercialização do algodão em pluma.

 

Em pouco tempo, transformou-se em um órgão tecnológico referenciado de informações sobre o algodão mineiro e prestador de serviços de reconhecida competência para produtores de todas as regiões do Brasil e exterior.

 

ESTRUTURA E QUALIFICAÇÕES TÉCNICAS DO LABORATÓRIO

  • Conta com estrutura física em conformidade com as normas de climatização e padronização (temperatura, umidade e iluminação) estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ASTM/Estados Unidos e AFINOR/França.
  • Aparelhado com modernos equipamentos para realização de análises do algodão em pluma
  • Equipe técnica de alto nível.
  • Serviços realizados em padrões universais de classificação do algodão em pluma, sob certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e participação em programas de aferição interlaboratorial mundialmente reconhecidos, como naqueles realizados pelo Internacional Cotton Advisory Committee (ICAC), dos Estados Unidos e, também, no Bremen Baumwoll–Rundtest, da Alemanha.
  • Integrado ao programa Standard Brasil, criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) com o objetivo de credenciar e inserir os laboratórios brasileiros nos padrões internacionais de classificação e análise do algodão.

 

INVESTIMENTOS DE PORTE

 

A partir de força-tarefa envolvendo associados, membros do conselho de administração e colaboradores, e também parceiros do mercado, juntamente com aporte de recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (Iba) e apoio do Proalminas e Fundo Algominas, a Amipa viabilizou a importação de novo equipamento HVI (High Volume Instrument) modelo Uster 1000 para a Minas Cotton, em operação desde maio de 2013. O investimento imprimiu um ganho expressivo de agilidade na obtenção dos resultados das análise realizadas pelo laboratório a partir da safra 2013/14, sem pressionar os processos no período da safra e, portanto, preservando a qualidade e segurança na execução dos serviços.

 

Neste mesmo ano foi lançada, pela Associação, a pedra fundamental relativa à construção da nova sede própria da Minas Cotton, em parceria com o Iba. Uma área total de 6.000 m2, localizada no bairro Alto Umuarama II, em Uberlândia, cujo imóvel foi cedido pela prefeitura do município.

 

Abrigará uma moderna edificação projetada para a sede do laboratório, em projeto arquitetônico premiado nacionalmente na 10ª edição do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa promovido pela Flex Eventos, em São Paulo, em outubro de 2013, conquistando o 1º lugar na categoria Projeto Comercial e Predial.

 

QUALIDADE E PRECISÃO EM ANÁLISES: AFERIÇÕES INTERNACIONAIS

 

A Minas Cotton credencia com sucesso sua participação em aferições junto aos três órgãos de maior credibilidade mundial do setor têxtil: United States Department of Agriculture (USDA) e ICAC, ambos dos Estados Unidos da América (EUA) e Bremen Cotton Exchange, na Alemanha.

 

Nas aferições realizadas pelo ICAC, destacada instituição norte-americana que atua como árbitro no mercado mundial do algodão e responsável pela auditoria, a Minas Cotton costuma classificar-se entre os melhores laboratórios do mundo em precisão de análise de fibras de algodão, já atingindo as duas primeiras posições em mesma aferição, no ano de 2013, com os seus dois equipamentos HVI.

 

A qualidade das análises do laboratório também passou a ser fundamental no processo de Certificação da Origem e Qualidade do algodão mineiro, instituído por meio de parceria entre a Amipa, Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em atendimento às normas estabelecidas pelo Proalminas para a cotonicultura estadual.

 

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.