noticias/19285-
AMIPA - Notícias > Sou de Algodão fecha parceria com a Cataguases

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

19 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Notícias

07/03/2018

Sou de Algodão fecha parceria com a Cataguases

Sou de Algodão fecha parceria com a Cataguases

O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), abriu o mês de março com um novo engajamento, a Companhia Industrial Cataguases, uma das mais tradicionais fabricantes de tecidos planos de algodão do país, com qualidade reconhecida pelas principais marcas do mercado, e cuja produção está presente em mais de 20 países. Lançado em 2016, o Sou de Algodão visa a conscientização do consumidor final para as vantagens da fibra natural e o consequente aumento da participação da matéria-prima no mercado interno. Nesta segunda-feira (05/03), o presidente da Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura, visitou a fábrica da Cataguases, no município de mesmo nome, situado na Zona da Mata, em Minas Gerais.

 

“A Cataguases e o Sou de Algodão têm muitas afinidades. A primeira delas é o algodão, que foi o fio condutor de uma história de sucesso que caminha para o primeiro século. Mas, para além da fibra, o movimento e a empresa compartilham os princípios de qualidade e sustentabilidade que norteiam todas as estratégias para a promoção do algodão desenvolvidas pela Abrapa”, afirmou Moura, que conheceu as instalações da planta industrial. Em sua visita, o presidente da Abrapa foi recepcionado pelo presidente do conselho de Administração, José Neto, e pelo diretor comercial da Cataguases, Tiago Inácio Peixoto. “O movimento Sou de Algodão veio para somar e agregar valor à Cataguases. O processo de fabricação do tecido de algodão é extremamente rico em história e ter um movimento que fomenta e endossa esse processo é algo incrível”, afirmou Peixoto.

 

Com o Sou de Algodão, a Abrapa almeja incrementar o consumo de produtos confeccionados com a matéria-prima no mercado interno em dez pontos percentuais, num prazo de cinco anos. Desde o lançamento, a associação concentra esforços na divulgação dos benefícios da fibra, sob diversos pontos de vista: da saúde, em relação aos seus atributos tangíveis de conforto, suavidade, respirabilidade do tecido e ao fato de ser antialérgico e natural; da economia, por gerar emprego em todos os elos da cadeia de valor, desde a produção do algodão até o varejo; e da sustentabilidade, pela preocupação da cadeia produtiva com boas práticas que impactam positivamente o meio-ambiente, a economia e a sociedade.

 

Movimento Crescente

 

Em pouco mais de um ano, o Sou de Algodão conquistou adesões de marcas e empresas de diversos portes, além de ONGs e associações voltadas à inclusão social e à geração de renda, sobretudo, para mulheres que trabalham com o algodão. Em 2018, além da Cataguases, firmaram parceria as marcas Juliana Carrijo, Incofios (Rovitex), Atelier Marina Abdalla, Toalhas Groh, Ong Orientavida, Grupo Sudotex, ITM Têxtil e Sogni Belli. Em 2017, Bordana, Inbordal, Martha Medeiros, Toalhas Appel, Mon Petit, Estyllus Denim Design, Cor com Amor, Norfil, Highstil e Love Secret, além das Lojas Renner, maior grupo de varejo do Brasil, que se engajou ao Sou de Algodão em dezembro do ano passado.

 

Sustentabilidade

 

A preocupação com a sustentabilidade, enfatizada pelo presidente Arlindo de Azevedo Moura, fez a Abrapa criar o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que, desde 2013, atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI), entidade suíça de respaldo internacional e sinônimo de licenciamento de algodão sustentável no mundo. Hoje, o Brasil, quinto maior produtor mundial de algodão, ocupa o primeiro lugar do pódio em algodão sustentável, com 30% de toda a fibra licenciada pela BCI no mercado global.  Só na safra 2016/2017, o ABR certificou 76% da pluma produzida no Brasil e 74% da área plantada.

 

Imprensa Abrapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa.

Voltar para a lista

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.