projetos/algodoeiraSegura
AMIPA - Projetos > Algodoeira Segura

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

18 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Projetos > Algodoeira Segura

Algodoeira Segura

Algodoeira Segura

PROGRAMA ALGODOEIRA SEGURA (AS)

 

Em 2012, uma importante iniciativa da Amipa apoiada pelo Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas) voltada à sustentabilidade na cadeia produtiva do algodão, foi a criação do programa Algodoeira Segura (AS), que tem como finalidade auxiliar os produtores associados proprietários de usinas de beneficiamento (algodoeiras) no cumprimento da legislação trabalhista, ambiental e de saúde e segurança no trabalho.

 

São 11 usinas e 1 miniusina (Norte de Minas) em funcionamento no Estado em 2015, responsáveis pelo processamento de mais de 70 mil toneladas (t) de algodão em caroço e produção superior a 37 mil t de pluma (safra 2013/14).

 

Em suas diretrizes constam os objetivos específicos de:

  • reduzir os impactos ambientais causadas pela atividade de beneficiamento do algodão em caroço;
  • reduzir o índice de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais nas usinas;
  • promover e intermediar cursos de capacitação para o setor;
  • padronizar as técnicas de gestão para otimizar a qualidade da fibra beneficiada no Estado;
  • facilitar o intercâmbio de conhecimento sobre a produção de algodão sustentável, do campo à algodoeira.

 

A partir de 2014, o AS passou a contar com comissão de especialistas com atuação nas áreas de beneficiamento do algodão e segurança no trabalho, com o propósito de auxiliar a Amipa no planejamento de atividades e tomada de decisões relativas ao aperfeiçoamento do programa.

 

ADESÃO AO PROGRAMA

 

Em um processo simplificado, compreende o cadastro regular da usina como associada da Amipa e adesão formalizada no AS com assinatura de Termo respectivo pelo responsável, o que permitirá o agendamento da visita técnica à propriedade para início dos trabalhos de análise diagnóstica.

 

O associado pode formalizar a adesão da usina ao AS a qualquer momento, contatando o setor de Sustentabilidade da Associação pelo telefone (34) 3821-5828 ou pelo e-mail sustentabilidade@amipa.com.br.

 

ANÁLISE DIAGNÓSTICA DAS USINAS ASSOCIADAS

Trata-se de uma avaliação preliminar para verificação e registro de todas as não conformidades encontradas, realizada pelo técnico de Sustentabilidade da Amipa em conjunto com uma consultoria especializada em saúde e segurança no trabalho contratada e custeada pela Associação e Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas).

 

O levantamento de informações é feito por meio da aplicação de Lista de Verificação (LV) baseada nos preceitos das Normas Regulamentadoras NR 12 e NR 31 e em processos de beneficiamento constante do protocolo do AS, como: o sistema geral de registros das usinas e sua gestão; os aspectos relacionados à saúde, segurança e treinamento dos trabalhadores; condições de trabalho; controle de qualidade; operação de máquinas; meio ambiente; recepção, expedição e armazenagem, entre outros, além de entrevistas com os colaboradores.

 

O final desta etapa dará origem a um relatório diagnóstico com dados e fotos sobre a situação atual da usina, apresentado ao associado em conjunto com um plano de ação, contemplando recomendações para adequação e regularização das não conformidades para uma atuação sustentável e compatível com a legislação em vigor.

 

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.