projetos/retomadaAlgodao
AMIPA - Projetos > Retomada do Algodão

Notificação

Coloque aqui a descrição do alerta pelo parametro 'desc'!
Fechar

18 anos

UMA ASSOCIAÇÃO DE FIBRA

Beneficiamento

BANCO TÉCNICO

Clique na imagem para ver detalhes.

Projetos > Retomada do Algodão

Retomada do Algodão

Retomada do Algodão

PROJETO RETOMADA DO ALGODÃO (PRA)

 

A agricultura familiar se traduz como uma das principais atividades geradoras de renda e de fixação do homem no campo, em qualquer lugar do Brasil. A cotonicultura da região Norte mineira foi, durante muito tempo, uma das principais culturas geradoras de renda e de mão de obra, em razão da sua tradição como grande produtora de algodão.

 

A partir de meados dos anos 1980 a região sofreu um grave declínio na produção da commodity, ocorrido também no país, causado pelo surgimento de pragas como o bicudo-do-algodoeiro, pela baixa rentabilidade e produtividade das lavouras e pela queda na qualidade da pluma, praticamente inviabilizando a cultura. 

 

Resgatar a cotonicultura no Semiárido regional tornou-se fundamental para o suporte financeiro do agricultor familiar, cuja safra é totalmente destinada à comercialização, e não ao consumo. Com esse objetivo, foi concebido pela Amipa, em parceria com o governo estadual, por intermédio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), o PRA, no Norte de Minas.

 

Em 2005, por meio dos recursos financeiros disponibilizados pelo Proalminas via Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas), a Associação implantou 25 Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) na região Norte, levando aos cotonicultores novas tecnologias, a organização e os melhores conhecimentos necessários à correta produção de algodão. O cultivo da commodity voltou a significar atividade de vital importância para os produtores locais dedicados à agricultura familiar, pela sua inserção na economia de mercado.

 

Nos últimos anos o projeto vem conquistando maior relevância na exploração do algodão em decorrência da organização dos produtores e também da agricultura familiar, com o eficiente suporte e assistência técnica da Amipa para o emprego de tecnologias modernas e recursos patrocinados pelo Fundo Algominas, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Instituto Brasileiro do Algodão (Iba).

 

AÇÕES MODERNIZAM A COTONICULTURA FAMILIAR DO NORTE DE MINAS

 

Importante convênio foi firmado entre a Amipa e Abrapa com utilização de recursos do Better Cotton Fast Track Fund para custeio da safra 2011/12. Viabilizou-se assim a aquisição de bens, pela Cooperativa de Produtores Rurais de Catuti (Coopercat) destinados às atividades de produção do algodão desenvolvidas pela cooperativa em toda a região Norte mineira, no âmbito do PRA.

 

Em dia de campo da Amipa no Alto Paranaíba, em agosto de 2012, foram entregues à Coopercat, pelo convênio, um veículo pick-up Strada Working (zero km) e dois notebooks para auxiliar os trabalhos de campo dos técnicos.

 

Em 2013, durante a realização de dia de campo do Norte de Minas, em Catuti, a Amipa realizou a entrega, em regime de empréstimo de uma moderna colheitadeira Javiyu CD 300, adquirida pela entidade com recursos do Iba.  O equipamento destinou-se a atender cotonicultores familiares de 15 comunidades dos municípios de Catuti, Mato Verde, Monte Azul e Pai Pedro, sob a coordenação da Coopercat.

 

CAMPANHA EDUCATIVA PROMOVEU A SUSTENTABILIDADE NA COTONICULTURA FAMILIAR

 

Em iniciativa conjunta da Amipa, Coopercat, Fundação Solidaridad e Institucional Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), foi realizada também em 2013 campanha itinerante de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, junto aos municípios que abrigam áreas produtoras de algodão no Norte do Estado.

 

Foram entregues 3.733 embalagens plásticas e 843 sacos por 150 produtores familiares, em pontos de coleta localizados nos municípios de Catuti e Mato Verde.

Querido usuário: Atualize seu navegador

Identificamos que seu navegador está desatualizado e não consegue exibir complementamente este site, atualize-o.

Atualizar seu navegador

Infelizmente não existem versões mais recentes do seu navegador disponivél para seu sistema operacional(Windows XP ou inferior), com base nisto disponibilizamos abaixo o Google Chrome Frame, um complemento para seu navegaor que habilita a compatibilidade do site.

Clique ao lado para instalar o Google Chrome Frame e habilitar a compatibilidade do nosso site no seu navegador, após a instalação reinicie seu navegador.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do seu navegador, clique ao lado para atualizar para sua versão mais recente.

Atualizar seu navegador

Seu navegador possui uma versão mais recente, atualize-o para poder acessar este site.

Identificamos que voce está utilizando um versão desatualizada do Internet Explorer, clique ao lado para atualizar para o Internet Explorer 8.

Instalar um novo navegador

É altamente recomendavel que instale um novo navegador, os indicados abaixo foram testados e indicados por orgãos responsavéis.

Motivo para atualização ou instalação de um novo navegador

Nosso site usa e abusa das novas tecnologias da web para ofereçer segurança, estabilidade e rapidez para a sua navegação, seu navegador esta desatualizado e não oferece compatibilidade para tais tecnologias, além deste site, ele pode estar influenciando toda sua navegação na internet negativamente, entenda mais motivos clicando aqui.